segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Curso T. Auxiliar de Saúde
Inglês
Isabelle Caro

Isabelle Caro (12 de setembro de 1982 - 17 de novembro de 2010) foi uma modelo e atriz francesa que tornou-se conhecida mundialmente quando apareceu na campanha “No Anorexia” (2007), na qual mostra o seu corpo magro para alertar sobre o impacto da anorexia na vida das pessoas
Isabelle Caro sofria de anorexia desde os seus 13 anos de idade. Em 2006 chegou a pesar apenas 25 kg tendo 1,65 m (IMC = 9,3 quando o ideal é 18,5 de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), e entrou em coma .
Faleceu devido a uma pneumonia no Japão. A notícia de sua morte só foi divulgada em 29 de Dezembro de 2010.Em 2011, Marie Caro, mãe de Isabelle, por não aguentar o sofrimento pela morte da filha, sentindo-se culpada por isto, cometeu suicídio.
Consciente do impacto dos meios de comunicação social, ela sentia que devia dar utilidade a todo o seu sofrimento e experiência pessoal. Por isso, a campanha publicitária utilizou imagens chocantes, dificeis de ver, numa tentativa de alertar para a disseminação crescente desta doença na indústria da moda. Isabelle Caro sentiu necessidade de informar o mundo sobre esta perturbação alimentar para evitar que outras pessoas, e jovens modelos em particular, para os efeitos permanentes e por vezes provenientes de uma má alimentação.
Como ex-ícone da moda, Isabelle sabia que já não era bonita, que o cabelo já não iria crescer e esperava que as jovens anorécticas olhassem para ela não como uma modelo de beleza a seguir mas sim como um exemplo de luta contra a anorexia.
Outro aspecto importante é que Isabelle nunca reconheceu a sua doença e só quando o seu corpo atingiu o extremo de ficar em coma é que ela percebeu a gravidade da situação em que se encontrava, assustou-se perante a ideia de morrer. Passou a ser acompanhada por especialistas em perturbações alimentares e nutricionistas. Isabelle comia seis pedaçinhos de corn flakes e dois quadradinhos de chocolate diariamente. Depois de aceitar ajuda, passou a ser acompanhada por especialistas e conseguiu começar a comer aos poucos, e foi ganhando algum peso antes de ter efectuado a campanha publicitária, a qual foi um enorme êxito na luta contra a Anorexia. Os médicos ao verem a campanha publicitária, acharam que poderia servir de motivação e objectivo para a Isabelle continuar a lutar.
Na minha opinião esta campanha levantou muita polémica nos meios de comunicação social e, nesse sentido, ela conseguiu atingir os seus objectivos.



Marco Faquinha nº9 11ºL

Sem comentários:

Enviar um comentário