domingo, 14 de abril de 2013


ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL


O Acidente Vascular Cerebral (AVC)  acontece quando o fornecimento de sangue que vai para uma parte do cérebro é impedido. O sangue leva nutrientes essenciais e oxigénio para o cérebro, sem o fornecimento de sangue, as células cerebrais podem ficar danificadas impossibilitando-as de cumprir a sua função.
O cérebro controla tudo que o corpo faz, por isso, uma lesão no cérebro afetará as funções corporais. Por exemplo se um AVC danificar a parte do cérebro que controla o movimento dos membros, ficaremos com essa função .
O AVC é repentino e os efeitos no corpo são imediatos.


O tipo de AVC mais comum é o Isquémico o qual acontece quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro. Pode provocar uma trombose cerebral, quando o coágulo de sangue se forma numa artéria principal em direção ao cérebro, uma embolia cerebral quando o bloqueio causada pelo coágulo se forma num vaso sanguíneo em alguma parte do corpo e é levado na corrente sanguínea para o cérebro bloqueando os pequenos vasos sanguíneos da parte mais profunda do cérebro.
O segundo tipo de AVC é o Derrame, quando um vaso sanguíneo rebenta, causa uma hemorragia no cérebro.

O AVC é mais comum nas pessoas com mais de 55 anos e o risco continua a aumentar com o decorrer da idade. As artérias endurecem e ficam incrustadas pela acumulação de colesterol e de outros detritos formados ao longo dos anos, tornando-se mais propícias à formação dos coágulos. 







SINTOMAS
 

Os primeiros sinais que aparecem quando se sofre um AVC são muito repentinos.
Os sintomas incluem alguma o dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo, pode ser um braço, perna ou parte inferior da pálpebra descaídos, boca torta e salivante, fala arrastada ou dificuldade em encontrar palavras ou discurso compreensível, falta de visão, forte dor de cabeça.

CAUSAS

As causas do AVC mais comuns são o  tabagismo, a rrítmias cardíacas, diabetes, hipertensão arterial, outras causas poderão ser o uso de anticoagulantes, abuso de drogas como álcool, crack e cocaína.





Helena Conceição

Sem comentários:

Enviar um comentário