sexta-feira, 5 de outubro de 2012


ANOREXIA

A anorexia é um distúrbio alimentar complexo envolvendo causas psicológicas, fisiológicas e sociais. 

É uma doença muito grave que debilita gravemente o doente podendo levar à morte.

Sintomas
- Peso corporal baixo;
- Prática excessiva de actividades físicas;
- Descalcificação dos dentes;
- Depressão;
- Perda da menstruação.
>- Prática excessiva de actividades físicas;

- Descalcificação dos dentes;
- Depressão;
- Perda da menstruação.


Tratamento
Existem medicamentos que podem equilibrar psicologicamente o doente e este é sujeito a acompanhamento nutricional.





Flávia Escarpiado nº7 e Fátima Caiola nº 5



quinta-feira, 4 de outubro de 2012


ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA


Uma alimentação saudável consiste numa alimentação completa, eqilibrada e variada. Para se garantir uma alimentação saúdavel e muito importante seguir a roda dos alimentos.
Equilibrada à Ingerir mais alimentos das fatias com maior dimensão na roda dos alimentos.
Variada à Tentar variar o máximo possivel a sua alimentação.


Devemos fazer 5 refeoções por dia e beber muita água diariamente.
Pequeno-Almoço
Meio da manhã
Almoço
Meio da tarde
Jantar

Helena e Ângela
Como é uma ementa saudável?


É importante ter em conta que:

- As suas necessidades energéticas vão depender da sua idade, peso, altura e nível de atividade física

Ementa de um dia – 1900 kcal

Pequeno-almoço – Cereais;
Lanche da manhã – 1 peça de fruta;
Almoço – Sopa de legumes, 1 posta de peixe pequena com 2 batatas, 1 peça de fruta;
Lanche da tarde – 1 pão de centeio ou de mistura com queijo fresco, 1 peça de fruta;
Jantar – Sopa de arroz ou massa, 1 bife pequeno com vegetais;
Ceia – 1 iogurte e 2 ou 3 bolachas

 - A sua alimentação habitual, a evolução do seu peso atual, e a adequação ou não dos mesmos podem ser um bom parâmetro para esta escolha.
 - Andreia José Nº1
- Cláudia Cardoso Nº 3      11ºL




Obesidade

Obesidade,  (gordura com um avançado processo mórbido) é uma doença crónica, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular,  diabetes tipo 2,apneia do sono e osteoartrite.
  
Como tantas condições médicas, o desequilíbrio metabólico que resulta em obesidade é fruto da combinação tanto de fatores ambientais quanto genéticos.

Anemia

O que é Anemia?

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a Anemia causada por deficiência de ferro é a mais comum.

Sinais e sintomas

São variáveis e dependem da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação, dos níveis de hemoglobina e dos sinais e sintomas da doença que causou a anemia. Podem ocorrer:
§  Fadiga, fraqueza, indisposição, moleza, cansaço fácil
§  Palidez cutâneo-mucosa (pele, conjuntiva), queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, esclerótica azulada, pele seca
§  Dificuldade de concentração, sonolência, memória fraca
§  Vertigens, tonturas, atordoação, desmaio
§  Palpitações.
§  Claudicação  (dores nas pernas), inchaço nas pernas
§  Dispneia  (falta de ar)
§  Inapetência ocorre frequentemente em crianças, atrofia de papilas linguais, distúrbio de comportamento alimentar.

Edgar Barrocas, nº 4
Filipe Belchorinho, nº 6


Boa Tarde


Desejamos o bom ano letivo para todos.
Vamos continuar a tratar da nossa saúde e planificamos várias atividades :

ATIVIDADES
CALENDARIZAÇÃO
Dia da Alimentação
(16 outubro)
Setembro/ Outubro 2012
Dia do Não Fumador
(19 de novembro)
Novembro 2012
Ativo em Qualquer Idade
Janeiro 2013
Dependências
Fevereiro 2013
Dia da Saúde
(9 Abril)
Abril 2013
Aulas Práticas do Hospital
Novembro 2012- Março 2013

sábado, 9 de junho de 2012

COMO VAI A NOSSA SAÚDE?

No passado dia 20 de Março para assinalar o Dia da Saúde o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde promoveu a realização de rastreios à comunidade escolar.

Divulgam-se de seguida os resultados obtidos .



A glicemia mede o nível de açúcar no sangue, os jovens dos 14 aos 19 anos apresentaram níveis de glicemia baixos que podem ser classificados como hipoglicemia. Atendendo a que os testes se realizaram na parte da manhã indica que provavelmente uma grande maioria não se alimenta corretamente antes de vir para a escola, o que é preocupante pois pode comprometer o seu desempenho escolar.





Da análise do gráfico nota-se que a maioria dos jovens é hipotenso o que se pode explicar pelos testes terem sido realizados de manhã.
A hipotensão não acarreta perigo nesta faixa etária.








Verifica-se que nas jovens de 14 a 20 anos 20 % apresentam baixo peso e acima dos 20 anos a pré-obesidade aumenta. Foi nesta faixa etária que se registou a maior percentagem de indivíduos obesos.
O baixo peso necessita de vigilância médica pois pode levar a problemas nutricionais graves.







Verificou-se neste rastreio que a maioria dos alunos não apresenta alergias.Foi nos jovens do sexo masculino que o número de testes positivos foi mais alto.




Mais de 20 % das alunas entre os 14 e os 19 anos apresentam problemas de saúde oral, nos alunos desta idade a percentagem é um pouco inferior. A preocupação com a saúde dos nossos dentes deve começar desde muito novo para os conservarmos em bom estado.



A elevada percentagem de problemas visuais na nossa comunidade é deveras preocupante. Muitos dos problemas de aprendizagem podem derivar deste problema. É urgente uma saúde visual gratuita para os nossos jovens.


Estes resultados permitem concluir que os jovens revelam alguns problemas de saúde que podem afetar o seu rendimento escolar. Neste sentido o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde considera importante realizarem-se mais campanhas de sensibilização sobre a importância de ter uma alimentação equilibrada e de se realizarem exames médicos periódicos, particularmente ao nível da saúde oral e visual.