Olá! Nós somos alunos da Escola Secundária D.Sancho II de Elvas. Pertencemos ao Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde. Este curso tem uma duração de três anos, ao longo dos quais iremos divulgar os nossos conhecimentos bem como informações de actividades desenvolvidas/a desenvolver e até mesmo os nossos estágios.
sábado, 13 de outubro de 2012
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
ANOREXIA
A
anorexia é um distúrbio alimentar complexo envolvendo causas psicológicas,
fisiológicas e sociais.
É uma
doença muito grave que debilita gravemente o doente podendo levar à morte.
Sintomas
- Peso corporal baixo;
- Prática excessiva de actividades físicas;
- Descalcificação dos dentes;
- Depressão;
- Perda da menstruação.
>- Prática excessiva de actividades físicas;
- Descalcificação dos dentes;
- Depressão;
- Perda da menstruação.
Tratamento
Existem
medicamentos que podem equilibrar psicologicamente o doente e este é sujeito a
acompanhamento nutricional.
Flávia Escarpiado nº7 e Fátima Caiola nº 5
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Uma alimentação saudável consiste
numa alimentação completa, eqilibrada e variada. Para se garantir uma
alimentação saúdavel e muito importante seguir a roda dos alimentos.
Equilibrada à Ingerir mais alimentos das fatias com maior
dimensão na roda dos alimentos.
Variada à Tentar variar o máximo possivel a sua alimentação.
Devemos fazer 5 refeoções por dia e beber
muita água diariamente.
Pequeno-Almoço
Meio da manhã
Almoço
Meio da tarde
Jantar
Helena e Ângela
Como é uma ementa saudável?
- A sua alimentação
habitual, a evolução do seu peso atual, e a adequação ou não dos mesmos podem
ser um bom parâmetro para esta escolha.
É importante ter em conta que:
- As suas
necessidades energéticas vão depender da sua idade, peso, altura e nível de atividade
física
Ementa de um dia – 1900 kcal
Pequeno-almoço – Cereais;
Lanche da manhã – 1 peça de fruta;
Almoço – Sopa de legumes, 1 posta de peixe pequena com 2
batatas, 1 peça de fruta;
Lanche da tarde – 1 pão de centeio ou de mistura com queijo fresco, 1
peça de fruta;
Jantar – Sopa de arroz ou massa, 1 bife pequeno com
vegetais;
Ceia – 1 iogurte e 2 ou 3 bolachas
- Andreia José Nº1
- Cláudia Cardoso Nº
3 11ºL
Obesidade
Obesidade, (gordura com um avançado processo mórbido) é uma doença
crónica, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa
a estar associada a certos problemas de saúde
ou ao aumento da taxa de mortalidade.
É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é
superior ao gasto energético.
Apesar de
se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um
sério e crescente problema de saúde
pública: O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes tipo 2,apneia do sono e osteoartrite.
Como tantas condições médicas, o desequilíbrio metabólico que
resulta em obesidade é fruto da combinação tanto de fatores ambientais quanto
genéticos.
Anemia
O
que é Anemia?
Anemia é definida pela
Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de
hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou
mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias
podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a Anemia causada por
deficiência de ferro é a mais comum.
Sinais e sintomas
São variáveis e dependem
da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação, dos níveis de
hemoglobina e dos sinais e sintomas da doença que causou a anemia. Podem
ocorrer:
§ Fadiga, fraqueza,
indisposição, moleza, cansaço fácil
§ Palidez cutâneo-mucosa
(pele, conjuntiva), queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, esclerótica
azulada, pele seca
§ Dificuldade de
concentração, sonolência, memória fraca
§ Vertigens, tonturas,
atordoação, desmaio
§ Palpitações.
§ Claudicação (dores
nas pernas), inchaço nas pernas
§ Dispneia (falta de
ar)
§ Inapetência ocorre
frequentemente em crianças, atrofia de papilas linguais, distúrbio de
comportamento alimentar.
Edgar Barrocas, nº 4
Filipe Belchorinho, nº 6
Boa Tarde
Desejamos o bom ano letivo para todos.
Vamos continuar a tratar da nossa saúde e planificamos várias atividades :
|
ATIVIDADES
|
CALENDARIZAÇÃO
|
|
Dia
da Alimentação
(16
outubro)
|
Setembro/
Outubro 2012
|
|
Dia
do Não Fumador
(19
de novembro)
|
Novembro
2012
|
|
Ativo
em Qualquer Idade
|
Janeiro
2013
|
|
Dependências
|
Fevereiro
2013
|
|
Dia
da Saúde
(9
Abril)
|
Abril
2013
|
|
Aulas
Práticas do Hospital
|
Novembro
2012- Março 2013
|
sábado, 9 de junho de 2012
COMO VAI A NOSSA SAÚDE?
No passado dia 20 de Março para assinalar o Dia da Saúde o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde promoveu a realização de rastreios à comunidade escolar.
Divulgam-se de seguida os resultados obtidos .
A glicemia mede o nível de açúcar no sangue, os jovens dos 14 aos 19 anos apresentaram níveis de glicemia baixos que podem ser classificados como hipoglicemia. Atendendo a que os testes se realizaram na parte da manhã indica que provavelmente uma grande maioria não se alimenta corretamente antes de vir para a escola, o que é preocupante pois pode comprometer o seu desempenho escolar.
Da análise do gráfico nota-se que a maioria dos jovens é hipotenso o que se pode explicar pelos testes terem sido realizados de manhã.
A hipotensão não acarreta perigo nesta faixa etária.
Verificou-se neste rastreio que a maioria dos alunos não apresenta alergias.Foi nos jovens do sexo masculino que o número de testes positivos foi mais alto.
Divulgam-se de seguida os resultados obtidos .
Da análise do gráfico nota-se que a maioria dos jovens é hipotenso o que se pode explicar pelos testes terem sido realizados de manhã.
A hipotensão não acarreta perigo nesta faixa etária.
Verifica-se que nas jovens de 14 a 20 anos 20 % apresentam baixo peso e acima dos 20 anos a pré-obesidade aumenta. Foi nesta faixa etária que se registou a maior percentagem de indivíduos obesos.
O baixo peso necessita de vigilância médica pois pode levar a problemas nutricionais graves.
Mais de 20 % das alunas entre os 14 e os 19 anos apresentam problemas de saúde oral, nos alunos desta idade a percentagem é um pouco inferior. A preocupação com a saúde dos nossos dentes deve começar desde muito novo para os conservarmos em bom estado.
A elevada percentagem de problemas visuais na nossa comunidade é deveras preocupante. Muitos dos problemas de aprendizagem podem derivar deste problema. É urgente uma saúde visual gratuita para os nossos jovens.
Estes resultados permitem concluir que os jovens revelam alguns problemas de saúde que podem afetar o seu rendimento escolar. Neste sentido o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde considera importante realizarem-se mais campanhas de sensibilização sobre a importância de ter uma alimentação equilibrada e de se realizarem exames médicos periódicos, particularmente ao nível da saúde oral e visual.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
